Dispensação de Medicamentos (Rede Municipal)

Este modulo tem como objetivo auxiliar na dispensação de medicamentos para pacientes da Rede Municipal



Selecionar o Menu
Farmácia > Dispensação




 


Buscar o paciente que irá retirar o medicamento
A busca poderá ser feita por: 


  • Nome e data de nascimento
  • CPF
  • RG
  • Cartão do SUS (CNS)


Ao encontrar o paciente deve clicar no nome ou em qualquer parte que contenha alguma informação do paciente (onde se destaca o quadrado em vermelho)







Ao clicar no nome do paciente o sistema irá questionar se deseja atualizar os dados cadastrais, ressaltamos a importância da atualização cadastral, caso clique em "SIM" será aberto a tela de cadastro simplificado do paciente


Caso clique em não o sistema irá direcionar para a tela de dispensação






Deve se atentar ao preenchimento obrigatório dos campos em asterisco em vermelho, pois são campos obrigatórios, sem o preenchimento destes campos o sistema não deixa prosseguir.


Ao salvar o cadastro do paciente


Selecionar a opção " Rede Municipal" e Clicar no Botão " +" para criar uma nova dispensação.




1 - Selecionar a unidade que emitiu a receita (No caso desta sessão serve apenas para receitas emitidas por unidades básicas e unidades de atenção especializadas) as demais receitas deve ser realizado a dispensação pelo módulo de "REDE EXTERNA" ou clique AQUI para ir no manual da dispensação da REDE EXTERNA

2 - Digitar o nome do médico que prescreveu a receita (Caso não encontre o médico da rede municipal, sugiro que realize a dispensação pela REDE EXTERNA e em seguida envie um e-mail para nossa equipe de suporte cadastrar o médico em questão)

3- Digitar a data que foi emitida a receita, caso a receita esteja sem data pode ser mantido a data do momento da dispensação.



1 - Uso contínuo: Apenas deve ser selecionado o uso continuo para o medicamento se realmente o paciente faz o uso continuo do medicamento, contrario não deve ser marcado esta opção

      1.1 - DICA: Ao clicar em uso continuo o sistema preenche os 180 dias do uso do medicamento, porém caso o paciente tenha uma receita de uso continuo mas de 90 dias por exemplo, você pode alterar a duração de 180 para 90


2 - Buscar o medicamento: Neste campo é aceito apenas palavras não são aceitos números, o sistema inicia a busca do medicamento após digitar a 3 letra o medicamento, neste campo insira o máximo de informações do medicamentos para que ele seja encontrado no seu ponto de estoque.

2.1 - DICA: Caso o medicamentos não esteja sendo apresentado na busca verifique se o mesmo está vinculado ao seu ponto de estoque.


3 - Quantidade: Esta é quantidade de medicamentos que o paciente vai tomar por vez, seguindo a posologia acima seria 1 medicamento 1x ao dia ou seja por tomada o paciente ira consumir 1 comprimido.

3.1 - DICA: O campo quantidade também aceita valores fracionados como ("0,2", "1,5", "3,5", etc.).


4 - Posologia: É a quantidade de vezes que o paciente irá tomar a medicação, neste campo a busca também acontece com a digita da 3 letra ou seja se você digitar "1x e apertar o espaço do seu teclado" será apresentado todas as opções de posologia de 1x.

4.1 - DICA: Caso não esteja encontrando a posologia deseja, basta enviar um e-mail para o nosso suporte que realizamos o cadastro


5 - Duração: Está relacionada ao uso continuo do medicamento se selecionado o campo "Uso Continuo", se não, pode ser digitado o tempo da duração do tratamento que está na receita.

5.1 - DICA: É possível incluir um período quebrado como por exemplo 28 dias 25 dias 7 dias.


6 - Botão + : Após preencher o todos os campos obrigatórios para o medicamento é possível clicar no botão mais para adicionar o medicamento para dispensação ou apertar a tecla TAB do seu teclado

6.1 - DICA: Após clicar no botão + ou apertar a tecla TAB o cursor do mouse volta para o campo MEDICAMENTO. 







É possível também determinar a duração do tratamento em dias, meses e anos.


EXEMPLOS DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS LIQUIDOS

INSULINA:

Este é um exemplo de dispensação de insulina.

  • Para que o sistema calcule corretamente quantos frascos ou canetas deve ser dispensado para o paciente você deve fazer o seguinte:
    • Somar a quantidade de unidades que o paciente toma DIARIAMENTE e preencher no campo quantidade, e a posologia deve ser sempre 1x ao dia.
      • Exemplo: Na prescrição acima o paciente utiliza 30 unidades pela manhã, 30 unidades pela tarde e 15 unidades à noite, que no total temos 75 unidades
      • OBSERVAÇÂO: não esqueça de clicar no botão " + " para adicionar os itens para dispensação


MEDICAMENTOS EM FRASCOS:


Este é um exemplo de dispensação de medicamentos em frascos

  • Para que o sistema calcule corretamente quantos frascos devem ser entregues no campo quantidade deve ser colocado a quantidade de gotas que o paciente irá tomar a cada posologia.


Conclusão da dispensação:


  1. Caso queira editar a quantidade entregue ao paciente dos medicamentos você pode clicar no ícone do lápis e alterar a quantidade entregue ou alterar o lote que está sendo entregue para o paciente.






2.Caso queira excluir o medicamento selecione o medicamento e clique no botão excluir

3. Caso não tenha nenhuma alteração para realizar ou já tenha feito as alterações necessárias basta clicar no botão FINALIZAR para concluir a dispensação.


Atualizado em 10/12/2021
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.